A vereadora do Conhecimento e Coesão Social do atual Executivo que ocupa a Câmara do Porto (CMP), Guilhermina Rego, anunciou, em comunicado [PDF], a sua desfiliação do Partido Social Democrata (PSD), depois de o partido ter “assumido claramente a decisão de apresentar o Dr. Luís Filipe Menezes como seu candidato a Presidente da Câmara Municipal do Porto”.

A vereadora indica tratar-se de uma “atitude de enorme responsabilidade e coerência” e um dever para “continuar a estar do lado daqueles que mais se aproximam do projeto” do qual ainda faz parte, no Executivo de Rui Rio. Por tudo isto, Guilhermina Rego refere que vai apoiar Rui Moreira nas próximas eleições autárquicas e, ainda, integrar a lista de candidatos do independente à CMP.

A vereadora explica a preferência por Rui Moreira desta forma: “Porque me revejo nos princípios essenciais que norteiam a sua candidatura, desde logo no facto de ser considerado prioritário o controlo rigoroso das contas públicas”.

Na opinião de Guilhermina Rego, esta realidade colide com aquela que Luís Filipe Menezes pode trazer para o Porto, visto que em face da política que o candidato do PSD “levou a cabo na Câmara de Vila Nova de Gaia nos 16 anos que, a ela, presidiu”, a vereadora está convicta de que “é sua intenção fazer o mesmo no Porto, ou seja, ignorar todo e qualquer rigor financeiro na futura gestão da nossa cidade”.