Bastar ter mais de 18 anos e um jeitinho natural para a fotografia ou umas experiências engraçadas que envolvam os transportes públicos da cidade do Porto. Depois, é cruzar os dedos e esperar por um bocadinho de sorte para chegar ao primeiro lugar do concurso de fotografia “O Transporte Público no meu concelho”.

O desafio é lançado pela Autoridade Metropolitana de Transportes do Porto (AMTP), em colaboração com a Área Metropolitana do Porto (AMP) e o Centro Português de Fotografia (CPF), no âmbito das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade 2013 – “European Mobility Week 2013” – , de 16 a 22 de setembro.

A inscrição é gratuita e deve ser feita precisamente até 6 de setembro. Já os trabalhos devem ser inéditos (não devem ter sido enviados para outros concursos), originais e sem manipulação digital que não passe por breves ajuste de brilho ou contraste, por exemplo, refere o regulamento.

O júri, composto por elementos da AMTP, da AMP e do CPF, deliberará até 13 de setembro, dia em que se conhecerão os vencedores. O primeiro lugar lucra 1500 euros em títulos Andante, mas não será o único a ser premiado, já que a iniciativa distinguirá os dez primeiros. O segundo lugar arrecada 1000 euros – também em títulos, o terceiro 500 euros, o quarto e quinto, 200 euros e a partir do sexto, 100 euros.

Notícia atualizada às 16h20 de 13 de agosto de 2013. Foi alterada a data limite para candidaturas, depois de a organização do concurso ter decidido alargar o prazo.