Para muitas pessoas que não fazem parte da época do “preto e branco”, tudo o que habitualmente veem nesse registo parece, quase sempre, muito distante e, muitas das vezes, irreal, quase como se fizesse parte de uma história e nunca tivesse, de facto, acontecido.

A imagem de Adolf Hitler poderá inserir-se nesse paradigma. Ver o ditador nazi a “preto e branco” não é, à partida, tão impactante como “a cores”. A revista norte-americana LIFE teve acesso, recentemente, a fotografias raras, a cores, de Hitler, do arquivo de Hugo Jaeger, um dos fotógrafos pessoais do ditador, e divulgou-as no seu site.

O conjunto de imagens mostra, no fundo, aquilo que os olhos de Jaeger observaram, entre 1936 e 1945, através da convivência próxima com Hitler. Literalmente, porque, ao contrário dos fotógrafos daquela época, que captavam tudo o que os rodeava num registo de “preto e branco”, Jaeger era um dos poucos que já apostava nas fotografias a cores. Disto resulta o que se pode ver em baixo: Adolf Hitler em reuniões, aparições públicas, momentos mais íntimos, tudo num espetro colorido bem mais familiar.