Depois de na primeira fase de candidaturas para o Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública (PEPAC) não terem sido preenchidos todos os lugares, agora, foi divulgada, em Diário da República, uma portaria que dá conta da abertura de uma segunda fase do concurso, para os candidatos admitidos, mas não colocados naquela primeira fase.

Ao todo, o Estado ainda disponibiliza, na função pública, 601 estágios. Os ministérios, organismos, áreas e distritos em que cada um se insere podem ser consultados no documento oficial. Existem, contudo, várias vagas em áreas como arquitetura, direito, gestão e, até, metalurgia.

Além disso, o PEPAC prevê “um alargamento das regras de mobilidade, extensível a todas as entidades promotoras, permitindo assim que estas e os estagiários em função das afinidades de interesses, necessidades de adaptação funcional ou gestionária e das disponibilidades manifestadas, possam acordar livremente a mudança de local onde o estágio se desenvolverá”, refere a portaria publicada em Diário da República.

As candidaturas para esta segunda fase começam a 2 de setembro e decorrem até dia 13. As admissões provisórias serão divulgadas, no site do PEPAC, a 17 de setembro. Até 28 de outubro os candidatos são colocados em definitivo. Os estágios iniciam a 1 de novembro e prolongam-se durante um ano.