Começou em 2009 e, desde essa altura, já trouxe, à região duriense, estrelas da sétima arte como Bo Derek, Sophia Loren, Andie MacDowell, entre outras. Agora, preprara-se para regressar entre 14 e 21 de setembro.

Esta edição do “Douro Film Harvest” (DHF), um festival de cinema que, segundo a organização, alia “a melhor seleção de filmes às melhores colheitas de vinhos” produzidos no Douro, vai trazer ao reconhecido destino vínico um total de 24 filmes. Logo à partida, saltam à vista (e ao olfato…e ao paladar…) as secções de “Wine Films” e “Food Films”.

“A Year in Burgundy” (David Kennard), “Wine of Summer” (Maria Matteoli, com participação de Sónia Braga), “Red Obsession” (David Roach e Warwick Ross, com a participação de Russel Crowe), “Somm” (Jason Wise) e “Tesouro” (Marcantonio del Carlo), são os filmes que competem em “Wine Films”, sendo que este último é o primeiro português a competir nesta categoria. “Esta pretende ser uma homenagem do DFH à extraordinária ligação que se pode estabelecer entre o cinema e o vinho”, explica a organização, sobre a sugestiva secção cinematográfica.

Porém, não se fica por aqui, ou não fosse “Food Films” a outra categoria existente. Nesta “concorrem películas em que a comida tem um papel relevante, todas elas em estreia nacional”: “18 Comidas” (Jorge Coiro), “Jiro Dreams of Sushi” (David Gelb), “Dive!” (Jeremy Seifert), “Perfect Sense” (David Mackenzie – com a participação de Ewan McGregor) e “Tasting Menu” (Roger Gual).

Para a decisão dos vencedores estará destacado um júri vasto e reconhecido em várias áreas, onde não poderiam faltar, entre outros, enólogos, proprietários de restaurantes e chefs. Será também neste DFH que se anunciará a curta-metragem vencedora da competição “Curtas da Casa”. Por fim, destaque para a homenagem que será prestada ao realizador português João Botelho.