Usar a energia gerada por uma bicicleta não é propriamente novidade – os dínamos feitos para alimentar as luzes de sinalização das “biclas” são bem antigos. Mas o Atom leva esta ideia a um outro patamar, tornando-se num daqueles produtos que todos os ciclistas urbanos (e não só) vão querer.

Leve, fácil de colocar e de retirar dos quadros das bicicletas, o Atom é, simultaneamente, um gerador de energia e uma bateria recarregável, desenhado para carregar gadgets via USB. Assim que o gerador está carregado pode ser ligado, por exemplo, a qualquer iPhone.

O Atom fica “devidamente preso à roda traseira”, de modo a evitar roubos e imprevistos durante as viagens. É possível escolher tirar apenas a parte da bateria ou o pack completo.

Aaron Latzke e Dave Delcourt são os dois co-fundadores da Siva Cycle, responsável pela criação do Atom, que decidiram estudar a hipótese de “transformar a energia e a paixão pelo ciclismo em eletricidade utilizável no dia-a-dia”. Desenham produtos para o ciclista moderno e “conectado”, maioritariamente urbano e que não passa sem o seu gadget, produzidos inteiramente nos Estados Unidos.

“As nossas motivações vão desde aquela ‘dor’ de ter um telemóvel sem bateria às cinco da tarde até às mais de 1,5 mil milhões de pessoas que não têm acesso a qualquer tipo de energia, em todo o mundo”, pode ler-se na apresentação do Atom.

Para concretizarem este projeto lançaram uma campanha de crowdfunding na plataforma Kickstarter, entre abril e maio últimos. Pediram 85 mil dólares, conseguiram mais de 126 mil.

Graças a este apoio financeiro vão começar a vender, online, o Atom já em novembro, a 99 dólares (cerca de 75 euros). Mas já aceitam encomendas.