O cargo chama-se “Chief World Explorer” e não há dúvida que está entre os melhores empregos do mundo. As funções passam por viajar durante um ano por 50 destinos, com tudo pago, para conhecer novas culturas, participar em ações de voluntariado de turismo, tirar algumas fotos e no fim, escrever sobre essas experiências e partilhar tudo nas redes sociais. Para o fazer, ainda recebe um salário de 100 mil dólares – cerca de 75 mil euros. A oferta é do portal de viagens Jauntaroo, um dos mais populares a nível internacional.

Podem concorrer cidadãos de todo o mundo e os requisitos não são muito exigentes: “Deve ser extrovertido, carismático, criativo, apaixonado por viagens e saber de produção e edição de conteúdos em vídeo digital”. Para além disso, devem ter no mínimo 18 anos, bons conhecimentos de inglês escrito e falado e requisitos para obter um visto de trabalho nos Estados Unidos.

Nem tudo é passeios – também há “volunturismo”

Para se habilitarem à vaga, os interessados devem gravar um vídeo com um máximo de 60 segundos onde expliquem, precisamente, porque é que são os indicados para o lugar. Depois, devem enviá-los através do site até 15 de setembro. Inicialmente, será feita uma pré-seleção dos 50 melhores vídeos enviados e, por fim, a empresa vai eleger cinco finalistas para uma entrevista final, pessoalmente. Os “likes” nos vídeos, que devem ser ciativos e originais, também são importantes.

Mas nem o melhor emprego do mundo se resume a passeios na praia.”Estamos empenhados na promoção da consciência ambiental e do turismo sustentável”, por isso, o vencedor terá “também que retribuir algo aos destinos” que visitar, explica Tom Wilson, diretor comercial do portal. Chama-se “volunturismo”, uma espécie de voluntariado e turismo, que “pode incluir participar em colheitas, limpar praias ou estudar a preservação de recifes de corais”.

Até agora, como não podia deixar de ser, já concorreram centenas de candidatos.