Para comemorar as Jornadas Europeias do Património, que decorrem entre 20 e 22 de setembro, a Fundação de Serralves promove, nesses dias, algumas atividades especiais.

Assim, na sexta-feira de 20 de setembro começa, às 21h30, uma visita noturna ao Parque de Serralves, que terá a duração de uma hora e meia. Orientada pelo diretor João Almeida, “esta visita parte à descoberta do Parque de Serralves num ambiente fascinante de sons noturnos e de silhuetas recortadas no firmamento”, anuncia a organização. A participação é gratuita, mas tem uma lotação máxima de 35 pessoas, o que obriga a uma inscrição prévia, para o seguinte e-mail: [email protected].

No sábado (21 de setembro), a proposta de Serralves vai para o concerto “Memória Suspensão Matéria”, com início às 19h, no auditório. Trata-se de uma interpretação de obras de Alvin Lucier – uma das principais figuras da arte sonora – levada a cabo por um trio de artistas do Porto reconhecidos na música experimental. São eles Jonathan Saldanha, Gustavo Costa e Pedro Tudela. A “fisiologia dos materiais, a ressonância, a vibração e o espaço” vão ser elementos explorados ao longo do concerto, que tem uma lotação limite de 230 pessoas. A entrada tem um custo de 5 euros.

As atividades ligadas às Jornadas Europeias do Património terminam no domingo (22 de setembro) com mais visitas gratuitas. Das 8h às 10h, João Almeida dirige outra visita ao Parque. “Às primeiras horas da manhã, esta visita parte à descoberta do Parque de Serralves, quando este se revela aos visitantes ainda iluminado pela suave e doce luz do amanhecer”, refere a organização, que estipula um limite de 35 participantes.

Da parte da tarde (15h), a visita vai passar para outros locais, em específico para o Museu e para a Casa de Serralves, onde a obra de Álvaro Siza Vieira vai funcionar como ponto de partida para uma experiência que relaciona a arquitetura dos dois espaços. Esta visita – com uma lotação de 25 pessoas – e o passeio matutino pelo Parque, apesar de gratuitos, necessitam de uma inscrição prévia, também para o e-mail [email protected].