Quer abrir um negócio e não tem meios para o fazer? A Toyota Caetano Portugal está a lançar um desafio que permite ganhar cinco mil euros e criar o seu próprio negócio. Com uma única condição: tem de estar inserido na área ambiental.

“O EcoWork Impulso Toyota nasce com o propósito de criar mais postos de trabalho”, conta Bruno Galante, o responsável pela comunicação institucional da empresa. Para isso, basta pensar numa ideia de negócio na área ambiental, como pode ser rentável e no que necessita para a concretizar. A primeira fase do concurso termina a 15 de outubro e, para se inscrever, basta preencher um formulário em que explica, em linhas gerais, a sua ideia.

Antes desta primeira fase, haverá ainda lugar a um encontro numa universidade – ainda por definir – em que os potenciais participantes podem trocar experiências e, quem sabe, juntar as ideias para um único projeto. Não quer entrar sozinho na aventura? “Há sempre a possibilidade de haver mais sócios, mas só um fará o registo no site e ficará o responsável”, diz Bruno Galante.

Padrinhos ou tutores

Depois será feita, desde logo, uma seleção. Os escolhidos serão submetidos ao preenchimento de um novo formulário modelo, desta vez mais elaborado. Começa a complicar? Calma. “Quem passar a esta fase do concurso terá uma equipa permanente a apoiar os participantes. Funciona como se fossem os padrinhos ou os tutores do projeto”, conta Bruno Galante.

Na terceira e última fase do concurso estarão presentes as dez melhores projetos – este número pode aumentar em consonância com o número de inscrições e com a qualidade dos trabalhos – que serão defendidos perante um júri. O primeiro classificado do concurso terá direito a cinco mil euros (em prestações de 12 meses) e instalações para sede (seis meses). Já os segundos e terceiros classificados têm direito a três meses de instalação para a sede.

Mas os dez finalistas têm todos prémios. Têm disponível o aluguer ou aquisição de viaturas híbridas e empilhadores da marca Toyota (a valores muito mais reduzidos do que o habitual), consultadoria técnica em marketing/ elaboração de planos de negócios (apoio da IPAM) e apresentação dos projetos ao financiamento da Invicta Angels.

Três ou seis meses de espaço gratuito para a sede parece pouco? “Depois do tempo de cedência da sede expirar é possível alugar ou comprar o espaço ao Grupo Salvador Caetano, desde que não seja um local estratégico do grupo”, conta Bruno Galante ao P3.

Importa referir que não há limite para o número de ideias a submeter. Apenas tem de ser um projeto novo, viável e que crie emprego.