“Qual é o custo médio de vida no Porto?”, “Que tipo de alojamento posso escolher?”, “Como funciona o acesso ao sistema de transportes?”. Estas são algumas das perguntas presentes no FAQ do canal “Viver”, o mais recente espaço virtual do Portal de Turismo do Porto.

Criado com o objetivo de facilitar a vida a quem quiser instalar-se na cidade, o novo canal apresenta oito categorias: “Porquê o Porto?“, em que é feita uma breve contextualização da história da Invicta, bem como são apresentados alguns argumentos para justificar a escolha pelo local, onde se destacam os estabelecimentos do Ensino Superior.

Tendo em conta a importância destes é reservada uma outra categoria só para o assunto. Em “Estudar & Investigar” é apresentado o funcionamento do sistema educativo português e algumas das instituições presentes na cidade. Segue-se a categoria “Trabalhar“, em que é explicada a lei laboral do país e o Código do Trabalho.

“Testemunhos” e “Comunidade”

O canal “Viver” é ainda composto por mais duas categorias: “Testemunhos“, onde se podem ler as apreciações de quem já passou pelo Porto, e “Comunidade“, espaço dedicado aos conteúdos sobre a cidade que são partilhados nas várias redes sociais.

Viver no Porto custa entre 550 e 850 euros

Depois existem duas categorias que acabam por se complementar: a de “FAQ”, já referida em cima, e onde estão presentes respostas úteis a perguntas pertinentes de quem vem viver para o Porto, e a de “Informação útil“, que congrega todas esses dados importantes.

O canal “Viver” disponibiliza ainda a categoria “Mudar para o Porto“, talvez a mais interessante de todas. Aqui pode ser visto um quadro que traduz as despesas e, consequentemente, o custo de vida na cidade. Entre a compra de produtos como um litro de leite (60 cêntimos), uma garrafa de água de um litro (39 cêntimos), um pão (12 a 14 cêntimos), um quilo de arroz (79 cêntimos), ou um café expresso (65 cêntimos), acrescida a outras despesas diárias, como alojamento e transportes, ficamos a saber que o custo de vida mensal, no Porto, ronda valores entre os 550 e os 850 euros.