Começa a 20 de setembro e promete 39 espetáculos ao longo de nove dias e em vários palcos, com “o que de melhor se faz no Mundo na área do teatro cómico e do humor”. É a 18.ª edição do Festival internacional do Teatro Cómico da Maia (FITCMaia), com produção e direção artística do grupo Teatro Art’Imagem.

Bilhetes

Os bilhetes, que podem ser comprados no Fórum da Maia, têm um custo de três euros para as sessões das 21h30 e 22h30 e 2,50€ para a das 23h30. O bilhete conjunto fica por cinco euros. As animações no exterior (às 21h00) e os espectáculos infantis, ao fim-de-semana, (16h00), são gratuitos.

Em cena, estarão 22 companhias, com “grandes nomes da cena nacional e internacional”: 13 internacionais, de países como Espanha, Bélgica, Alemanha ou Ucrânia; e 9 nacionais. Os espetáculos decorrem todos os dias úteis às 21h, 21h30, 22h30 e 23h30. Ao fim de semana, às 16h. “Em palco, refletem sobre o atual estado do mundo”, promete a organização, a cargo da Câmara Municipal da Maia.

Os géneros vão “desde a comédia clássica ao novo circo, das marionetas ao teatro de rua”, passando pelo stand-up ou pelos novos palhaços. Mas ainda há espaço para interpretações de Shakespeare, recriações da filosofia de Kant ou para exploração dos contos imortais de Giovanni Boccaccio, entre outras experimentações. Animações diárias e os cafés-concerto completam a programação.

Neste festival, que decorre no Fórum da Maia, “o riso é quem mais ordena” – uma “eficaz ferramenta para lutar contra o desalento, a injustiça e o medo do futuro”.