RU+A é um projeto que pretende dinamizar, através da pintura, a relação entre as pessoas e a cidade. O evento organizado pela Imagin’OPorto terá lugar este domingo, dia 15 de setembro. Rua da Cedofeita, Rua Miguel Bombarda, Travessa da Cedofeita e Praça Carlos Alberto vão ser palco do RU+A.

A iniciativa pretende pintar a área de Cedofeita e vai contar com várias montras e outras plataformas de intervenção artística. Entre estas, a “Urban Frames”, uma iniciativa que vai ilustrar vários gradeamentos comerciais e que está entregue a vários artistas, como Hazul, Andy Calabozo, Filipe Granja e Buda, Hélia Aluai, Lara Luís, Laro Lagosta, Maniaks, Mesk, Oker e Third.

Lugar ainda para “Se esta parede fosse minha” – ilustração participativa da maquete de um quarteirão do Porto – e “Mural Réplica”, que vai intervencionar o muro da antiga ilha de Cedofeita pela mão dos artistas O Bicho, FAEL e Bafo de Peixe. O “Mural Circus” também consta da agenda, mas dada a dimensão do espaço, a intervenção de Mesk, Podre e Fedor começará no dia 16 e só terminará no dia 21.

Horário

As atividades começam às 14h e terminam às 19h.

Quer aproveitar para melhorar as suas capacidades artísticas? O RU+A vai ter à sua disposição atividades em que pode participar. “Quem disse que não pinto?” é o espaço ideal para se iniciar nas latas de spray e começar a pintar. Este workshop de graffiti está entregue ao artista urbano Mesk. Espaço ainda para o “Cedofeita Cintilante”, um workshop de construção de mobiliário urbano.

A ideia surgiu de Joana Vieira, estudante de Mestrado em Ilustração e Animação. A partir daí, a Imagin’OPorto pegou no projeto e arrastou consigo outros parceiros, como a ACECE (Associação dos Comerciantes e Empresários de Cedofeita), o ISCET – Cedofeita Viva, a CIRCUS e a RÉPLICA.

A ideia é reintegrar o habitante local através da dinamização do espaço público e nasce da incapacidade de atuação dos projetos de reabilitação urbana. “Pretendemos promover a relação entre todos os constituintes da cidade e a participação no seu planeamento. É necessária uma maior consciencialização e temos de deixar de empurrar o problema para quem nos governa”, diz Catarina Pires, da Imagin’OPorto, ao telefone com o P3.

A campanha de angariação de fundos no Indiegogo, que entretanto já terminou, alcançou 847 euros, dos 2500 que estavam a solicitar para a compra de material de pintura e ilustração, bem como despesas de transporte e licenças. Ainda é possível contribuir com donativos, contactando diretamente a organização por e-mail ou através do Facebook.