A Irmandade dos Clérigos vai assinar, esta semana, um protocolo com a Universidade do Porto (UP), que prevê, entre outros aspetos, a criação e atribuição anual de bolsas de estudo a alunos da UP. Estas bolsas serão, à partida, para financiar períodos de estudo em programas de mobilidade.

Além disso, e tendo em conta que a Irmandade dos Clérigos encontra-se profundamente envolvida nas comemorações dos 250 anos da Torre dos Clérigos, a parceria com a universidade vai servir, também, para criar um prémio que financie projetos de investigação desenvolvidos no âmbito da efeméride.

Isto significa que todos os trabalhos que envolvam temas como a Irmandade dos Clérigos ou Nicolau Nasoni, o arquiteto responsável pela conceção da Torre dos Clérigos, são candidatos ao financiamento.

Esta não é a primeira vez que a Universidade do Porto colabora na comemoração dos 250 anos do monumento. Já em março, através da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), a UP tinha contribuído para a celebração ao desenhar embalagens para os bombons alusivos ao aniversário.