“Se vives num concelho limítrofe de um aeroporto, concluíste o 12.º ano e és bom aluno, a ANA – Aeroportos de Portugal pode ajudar-te a frequentar o ensino superior”, lê-se num comunicado da empresa, que está a oferecer onze bolsas de estudo a “alunos economicamente carenciados, que ingressem no Ensino Superior no ano letivo de 2013-2014”.

O prazo de inscrição decorre até 15 de outubro e os interessados devem ter até 20 anos, média igual ou superior a 14 e, como explica a empresa, residir num concelho limítrofe de um aeroporto da ANA. Devem ainda ter frequentado o último ano do secundário numa escola pública “igualmente sediada num concelho limítrofe de um desses aeroportos”.

Com o valor de três mil euros anuais – pagos em dez parcelas mensais – estas bolsas são renováveis por mais dois anos. Como refere o regulamento, uma vez que esta ajuda é dirigida a estudantes com dificuldades económicas, o rendimento per capita do agregado familiar do candidato não pode ser superior ao salário mínimo nacional.

O projeto já vem desde 2012 e insere-se na política de Responsabilidade Social da Empresa, que apoia “as comunidades próximas dos aeroportos”. Para dúvidas e envio de candidaturas, deve ser utilizado o endereço [email protected].