Valentim Loureiro liderava, desde 1993, os destinos do município de Gondomar. Reeleito presidente em 1997, 2001, 2005 e 2009, já não pode, este ano, prosseguir no cargo, devido à lei de limitação de mandatos. Ainda assim, candidatava-se à Assembleia Municipal pelo movimento independente “Valentim Loureiro – Gondomar no Coração”.

No entanto, há poucos dias, o Tribunal Constitucional rejeitou a candidatura desta lista, por alegadas falhas no processo de recolha de assinaturas. Desta forma, concorrem à Câmara de Gondomar quatro candidatos, que pretendem criar uma nova identidade no município.

PSD

Maria João Marinho tem 49 anos e é a candidata do Partido Social Democrata (PSD) à Câmara de Gondomar. Natural da freguesia de S.Cosme, Gondomar, é licenciada em Medicina e coordenadora da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Gondomar. A candidata do PSD lidera o movimento “Gondomar com Esperança” e conta com Rui Quelhas, ex-chefe de gabinete de Rui Rio, presidente da Câmara do Porto, como número dois.

PS

Marco Martins, de 34 anos, é o nome escolhido pelo Partido Socialista (PS) para a Câmara de Gondomar. Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto desde 2005, nasceu e sempre viveu nessa localidade. Licenciado em Gestão, é técnico de administração tributária e fundador da Associação Rio Tinto para a Evolução Social. Fazem parte da sua equipa Luís Filipe Araújo (38 anos), vereador da Câmara de Gondomar, Aurora Vieira (52 anos), antiga vereadora na Câmara e deputada na Assembleia da República entre 2002 e 2005, Carlos Brás (44 anos), José Fernando Moreira (45 anos), Sandra Brandão (42 anos), Hélder Figueiredo (33 anos), José Pinto da Silva (59 anos) e Luís Lobo (41 anos).

CDU

Pela Coligação Democrática Unitária (CDU), que une o PCP ao Partido dos Verdes, candidata-se Joaquim Barbosa, de 65 anos. Natural da freguesia da Lomba, reside atualmente em Rio Tinto e é professor universitário reformado. Além de membro da Comissão Concelhia e do Secretariado gondomarense, é, também, dirigente associativo. O movimento “A esquerda que faz falta em Gondomar” conta com Guilhermino Monteiro como mandatário político.

BE

Ana Paula Canotilho tem 51 anos, é professora de Educação Visual em Valbom e é a candidata apresentada pelo Bloco de Esquerda (BE), depois de ter concorrido, pelo mesmo partido, às autárquicas de 2009. Do movimento “Um novo futuro para Gondomar” faz parte, ainda, Rui Nóvoa, que concorre à Assembleia Municipal de Gondomar.