A iniciativa marcou a abertura da nova “Incubadora de Moda e Design” de Santo Tirso, numa semana preenchida por várias atividades de arquitetura, fotografia, música, teatro, literatura e gastronomia. Para esta sexta-feira, 20 de setembro, estão reservados workshops, exposições e performances de vários nomes da moda, entre outros.

A decorrer desde o dia 15 de setembro, a “S M L XL Fashion and Design Week” termina esta sexta-feira com o desfile de design de moda 2013 da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), coordenado pela designer Maria Gambina.

Dino Alves apresenta criações para a artista Joana Vasconcelos e Luís Buchinho será um dos jurados do concurso FABprint (concurso de Moda e Impressão Digital Têxtil Primavera/Verão 2014). Destaque ainda para jovens designers da ESAD já premiados, David Catalán e Catarina Ferreira, que apresentam os seus trabalhos.

Mas para além dos modelos, são também esperados em palco cerca de 50 músicos, como os We Trust, que atuam juntamente com a orquestra de jovens da Escola Profissional Artística de Vale do Ave (ARTAVE).

Na organização deste evento, que decorre na Fábrica de Santo Thyrso – onde está situada a nova incubadora -, estão envolvidas a Câmara Municipal de Santo Tirso, a ESAD Matosinhos e a própria entidade que alberga o evento.