A 8.ª edição do “Young European Scientist Meeting” (YES Meeting) – um evento para jovens investigadores, organizado por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) – começa este sábado, na FMUP, ao promover 14 workshops destinados aos mais de 250 estudantes, de 16 nacionalidades diferentes e de áreas associadas à Medicina, que participam na iniciativa.

Aquele que, à partida, mais atenção despertará acontece a partir das 15h45. Nesse horário vão começar duas cirurgias oftalmológicas – uma a laser, para correção da miopia, e outra para reversão de cataratas – que poderão ser acompanhadas, em direto, pelos participantes. Estes “vão poder ouvir as explicações do responsável pelas intervenções cirúrgicas e poderão colocar questões, tal como se estivessem no Bloco”, explica, em comunicado, Tiago Magalhães, presidente do YES Meeting.

Para os participantes com um grau de formação avançado vai decorrer o workshop “A equipa da UCI”, em que “serão dados exemplos de situações de emergência médica, representados por um simulador em tamanho real, que os participantes tentarão resolver em equipas”, revela a organização.

Depois, haverá tempor para falar sobre “Tratamento de emergências toxicológicas” e “Treino de competências básicas em obstetrícia num simulador de partos”. Este último pretende “oferecer a oportunidade aos participantes de praticarem diversas situações de trabalho de parto, seja este normal ou complicado”.

Os horários destas atividades e da restante programação do YES Meeting, em que se insere, por exemplo, a intervenção de Ada Yonath, Prémio Nobel da Química em 2009, podem ser consultados aqui.