Assinadas pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e publicadas esta sexta-feira em Diário da República, duas portarias dão, a partir de agora, a classificação de monumento de interesse público ao Mercado do Bolhão e à Livraria Lello, no Porto.

Em relação ao Bolhão, pode ler-se, no documento [PDF], que o motivo da distinção tem a ver com o facto de o mercado funcionar “como elemento estruturador da malha urbana, relacionando o espaço interior com as lojas voltadas para as ruas envolventes”. Além disso – e “do valor arquitetónico do edifício” -, “o Mercado do Bolhão constitui um testemunho sociológico das tradicionais formas de comércio (as feiras) e da sua possível conjugação com o comércio moderno, integrando -se num dos quarteirões urbanos mais dinâmicos do Porto, e constituindo importante fator identitário da cidade”.

Relembre-se que, recentemente, o histórico mercado tem sido objeto de campanha de alguns dos candidatos à Câmara do Porto, como Manuel Pizarro e Luís Filipe Menezes. Rui Rio, por sua vez, já decidiu que vai deixar, nas mãos do próximo presidente, a decisão sobre o que fazer, no local, com o dinheiro que estava destinado para alguns arranjos.

Livraria Lello: “um ex-líbris da cidade do Porto”

No que diz respeito à Livraria Lello é referido que esta “constitui um ex-líbris da cidade do Porto e um autêntico santuário das artes editoriais e livreiras, albergando no seu edifício monumental uma das mais antigas e prestigiadas editoras nacionais”.

A razão para merecer o título de monumento de interesse público vai para o facto de a livraria se apresentar “como um dos mais importantes edifícios da arquitetura eclética portuguesa, integrando marcenarias e vitrais sem paralelo no país. Ao seu valor arquitetónico e artístico acresce a importância cultural que tem assumido de forma contínua ao longo do tempo, bem como o seu excelente estado de conservação, a autenticidade e exemplaridade da estrutura e da decoração, e a merecida fama internacional de que desfruta”, pode ler-se na portaria [PDF].