A Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses (SCMMC) vai acolher e apoiar a iniciativa da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) no desenvolvimento do seu projeto “Medicina Vai a Marco”, que decorre no Marco de Canaveses a 26, 27 e 28 de setembro.

Este projeto inclui o Hospital dos Pequeninos, rastreios diversos e ações de educação para a saúde, que vai permitir a integração dos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) com a comunidade local.

A missão dos 25 estudantes é sensibilizar a população para problemas “como a hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e doenças sexualmente transmissíveis”, refere ao JPN provedora da Santa Casa. Além disso, “vai propiciar outras atividades muito interessantes de partilha com a população de problemas de saúde e que englobam sensibilização na área da saúde reprodutiva, através de ações de rua e ações ao nível dos bares com a população jovem de Marco de Canaveses, assim como a sensibilização à dádiva de sangue”, acrescenta Maria Amélia Ferreira, que também é a diretora do curso de Medicina da FMUP.

Outra das ações é destinada às crianças dos vários agrupamentos de escolas de Marco de Canaveses, dentro da faixa etária dos 5 anos. O chamado “Hospital dos Pequeninos” vai estar instalado nas imediações do Lar da Terceira Idade. Esta espécie de mini-hospital pretende “desmistificar os cuidados de saúde e a doença junto das crianças”. Maria Amélia Ferreira salienta que esta é uma forma de as crianças “aprenderem que têm de recorrer ao médico e não têm de ter medo das batas brancas”.

Os futuros médicos vão, durante os três dias da iniciativa, ficar instalados no Convento de Avessadas, em Marco de Canaveses.