O projeto chama-se “Inter Gera Ação” (IGA) e é fruto de uma colaboração entre o Instituto Politécnico do Porto (IPP) com a Engenho&Obra (E&O), uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).

O principal objetivo é combater a exclusão social na Europa. Como explica em comunicado António Marques, professor da Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Porto (ESTSP) e coordenador da iniciativa, “o IGA será uma excelente oportunidade para se desenvolverem redes de cooperação e de partilha de experiências entre entidades e cidadãos europeus que se confrontam com diversas formas de exclusão social”.

Da mesma opinião é o “júri” do Programa Cidadania Ativa para a Europa, um programa europeu de financiamento, que colocou o projeto em primeiro lugar e lhe atribiu um orçamento de 214 mil euros.

O financiamento será investido na busca por uma “Europa mais inclusiva” e de “soluções eficientes e sustentáveis para diversas formas de exclusão social”. Uma das ideias é a capacitação de pessoas em situação de exclusão social para pequenos ofícios quase extintos, realizados por idosos. Uma forma de consciencializar os cidadãos “para o valor da experiência e do conhecimento adquirido ao longo da vida”.

Apesar de ter nascido em Portugal, esta ideia vai ainda abranger cerca de 13 instituições de ensino superior e organizações governamentais de sete países europeus, nomeadamente Portugal, Espanha, Itália, Áustria, Polónia, Chipre e Albânia.

A apresentação oficial do projeto acontece no próximo dia 30 de setembro, durante o evento “Linhas de financiamento internacionais para IES e ONGD: um desafio actual”, que decorre no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).