Foi difícil chegar, esta quinta-feira, à conferência de imprensa de apresentação do Festival Intenacional de Marionetas do Porto (FIMP). Tudo por causa das obras que ainda afetam toda a Rua das Flores, onde está o recém-estreado Museu das Marionetas, local em que decorreu a sessão.

No entanto, não poderia haver melhor metáfora para apresentar a edição 2013 do festival. Isto porque também foi difícil que ela se concretizasse. “Temos, atualmente, menos 45% dos recursos do que no ano em que tivemos menos condições para fazer o FIMP“, revela Igor Gandra, diretor artístico do evento.

Também é verdade que, este domingo, dia de eleições autárquicas no Porto, as marionetas não vão às urnas, mas, se tivessem voto na matéria, já se sabe o que desejariam: “No quadriénio anterior tivemos sucessivos cortes. Esperemos que isso não aconteça daqui para a frente, senão é o fim”, afirma Igor Gandra.

O FIMP vai à escola

Ainda assim, com “muita persistência”, o FIMP vai mesmo dar espetáculo e, de 11 a 20 de outubro, são vários os locais da cidade que o vão receber. Teatro do Campo Alegre, Mosteiro de São Bento da Vitória, Cinema Passos Manuel e Maus Hábitos são só alguns dos “anfitriões”.

E nesta que é a 24.ª edição do festival também haverá “palcos” deslocados. O bairro do Lagarteiro – e outros ainda a definir – é um desses sítios. No entanto, as escolas vão ser, também, destinos das marionetas. “Queremos que outra franja do público nos conheça. É importante pensar na cidade de uma forma mais larga”, diz Igor Gandra.

WOP e WIP

Mas nem só de espetáculos vai viver o FIMP. Os fãs das marionetas e dos fantoches vão ter, ainda, à disposição, vários workshops (WOP) e encontros com artistas (WIP). “Fimpalitos”, que decorrerá de 14 a 20 de outubro, é um bom exemplo do tipo de workshops promovidos pelo festival. Aqui vai-se explorar a construção e manipulação de marionetas, algo motivador “para crianças e jovens e um instrumento fundamental para os seus professores ou educadores”, pode ler-se na programação do FIMP, disponível aqui [PDF].

Em suma, a cidade do Porto vai ter novos habitantes, durante nove dias. Miúdos e graúdos têm, portanto, muito por onde escolher, para ver mil e uma histórias de bonecos animados por artistas conceituados.