A Praça D. João I, no Porto, prepara-se para receber mais uma edição do “Francesinha na Baixa”. A partir desta quinta-feira, 3 de outubro, e até 13 de outubro, aquele que é um dos pratos mais famosos do Porto vai ser confecionado em doses industriais.

Para isso, a iniciativa conta com a colaboração de cinco restaurantes da cidade, com uma reputação já considerável no capítulo das francesinhas: BB Gourmet, Capa Negra, Cufra, Porto Beer e Santiago.

E para quem pensa que só terá à escolha a tradicional francesinha, desengane-se. No menú – que vai dos 8 aos 12 euros – existem 20 propostas diferentes: francesinha de carne assada, com bife, de linguiça de porco preto, com vitela fumada, com camarão, de carnes brancas, vegetariana, com e sem ovo, “especial”, em “pão de cruz”, e por aí fora.

Além da iguaria também haverá, à disposição, entradas – entre 1 a 4 euros – e sobremesas – 5 euros. A entrada no recinto tem um custo de 3 euros que, no interior, dá direito a uma cerveja. No entanto, o “Francesinha na Baixa” vai proporcionar, aos visitantes, uma atividade gratuita. Trata-se de sessões de culinária ao vivo, em que conceituados chefes de cozinha apresentam francesinhas originais.

Esta quinta-feira, no primeiro dia do evento, as refeições começam a ser servidas a partir das 19h. Nos dias seguintes, o horário alarga-se e as portas abrem-se a partir das 12h. Todos os horários podem ser consultados aqui.