Considero-a a melhor ministra do governo de Pedro Passos Coelho”, começa Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores, um espaço de debate de temas relativos à sociedade em geral. E acrescenta: “Procura mudar radicalmente a inércia da justiça, (…) ataca a burocracia e penso que está a conseguir que, perante a justiça, todos sejamos iguais”.

Joaquim Jorge fala de Paula Teixeira da Cruz, atual ministra da Justiça, que será a próxima convidada do Clube dos Pensadores, no dia 14 de outubro. A decorrer no local habitual, o Hotel Holiday Inn Gaia-Porto, começa às 21h30 e centrar-se-á, precisamente, na discussão à volta da justiça portuguesa.

O ponto de partida é, desta vez, a entrada em vigor do Novo Código de Processo Civil já que esta não é a primeira vez que a ministra se senta na cadeira ao lado de Joaquim Jorge para debater o tema. Em 2012, no entanto, centrou a questão na área social.

Este ano, o Clube dos Pensadores já recebeu nomes como Miguel Relvas, Belmiro de Azevedo, Miguel Sousa Tavares ou João Semedo.