O Programa Porto de Futuro – Voluntariado Estudantil precisa de voluntários para ajudar jovens de escolas do Porto em atividades escolares e formativas. O objetivo é ajudar na integração destes alunos, minimizar dificuldades de aprendizagem e prevenir o abandono e o insucesso escolar.

Mas para além do apoio académico, os voluntários devem ajudar e preparar estes alunos para a tomada de decisões, quer na escola quer na sua vida pessoal. É o que tem vindo a acontecer nos últimos três anos e que a Universidade do Porto (UP), uma das instituições impulsionadoras do projeto, quer perpetuar. Com os voluntários, está presente uma técnica da UP, “em contacto permanente com a equipa de técnicos do Agrupamento” em questão.

As candidaturas, para os interessados, estão abertas até 13 de outubro. Basta preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o email [email protected]. Basta ter disponibilidade, e querer “conhecer uma realidade sócio-cultural diferente”

Aos estudantes universitários voluntários, “a participação neste projeto possibilita a aquisição e desenvolvimento de competências complementares à sua formação académica, nomeadamente, o seu sentido de responsabilidade social, de contributo educativo e de colaboração em medidas promotoras do sucesso escolar e da inclusão social dos alunos”, refere a instituição.

O projeto nasceu da colaboração da Universidade do Porto, o Pelouro do Conhecimento e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto e os Agrupamentos de Escolas de Alexandre Herculano, de Aurélia de Sousa e Infante D. Henrique. O objetivo é formar um grupo de voluntários que ajudem os alunos destas últimas instituições nas atividades escolares.