Todos se podem candidatar, mas as áreas com maior procura são as de Gestão/Economia, Marketing, Turismo, Hotelaria, Animação Turística ou Eventos. Quem o diz é a organização do Programa Valoriza-te, o Fórum Turismo 2.1, que está a oferecer estágios profissionais a jovens que estejam a terminar ou já tenham terminado a sua formação superior.

Fórum Turismo 2.1

O Fórum Turismo 2.1 “é uma associação de e para profissionais do turismo, que visa promover o estudo e o debate de questões relacionadas com viagens e turismo”. “Criar oportunidades para a interação dos diferentes stakeholders (…) e articular e promover estudos e parcerias de âmbito profissional com as universidades é também um dos compromissos”.

As candidaturas decorrem até 30 de novembro (através deste formulário) e são exigidos alguns requisitos aos candidatos, para além da formação: que “permaneçam legalmente em território nacional continental”, que “sejam fluentes em português e inglês”, que dominem “a informática na óptica do utilizador”, que se encontrem “desempregados, a finalizar qualificação superior ou à procura de primeiro emprego” e, por fim, que “tenham disponibilidade para viver em local fora da sua residência habitual, com total autonomia”. Para os que ainda estão a terminar a licenciatura, é ainda essencial que, no dia do arranque do programa já a tenham concluído.

A seleção dos candidatos depende das vagas disponíveis e engloba diferentes fases, “onde são avaliadas as competências, capacidades e potencialidades consideradas essenciais para o desempenho e sucesso da participação no Programa”. Há uma pré-seleção das candidaturas, um cruzamento de informação com as entidades recetoras e, por fim, uma entrevista de emprego com os candidatos. Estas entrevistas decorrerão entre dezembro e janeiro.

Os estágios profissionais são remunerados, duram 12 meses (de janeiro a dezembro de 2014) e acontecem numa empresa do setor, que tenha parceria com o programa. O objetivo é “dar novas oportunidades aos jovens do setor” e criar “sinergias entre instituições de ensino e empresas”, lê-se no site oficial do projeto.