Desta vez, é a excelência científica da Universidade do Porto que lhe merece o reconhecimento. No National Taiwan University Ranking, um dos mais respeitados na avaliação da produção científica do Ensino Superior, conquistou o 296.º lugar a nível mundial e o 126.º a nível europeu.

Como base da avaliação, está o desempenho das instituições, nos últimos 12 anos, nas áreas da produtividade, impacto e excelência da pesquisa. Nestes campos, a Universidade do Porto volta ainda a afirmar-se a nível nacional, já que foi a única a figurar no top 300 mundial. A Universidade Técnica de Lisboa surge em 365.º lugar, a de Coimbra em 387.º, a de Lisboa em 411.º e, por fim, a Universidade do Minho em 494.º lugar.

Relativamente às áreas de estudo, a Universidade do Porto é ainda referida em “Ambiente e Agricultura” (119.º), “Engenharias” (170.º), “Ciências da Vida” (262.º) e “Ciências da Natureza” (276.º). Já quanto a disciplinas, 11 entram no top 300 e quatro estão entre as 100 melhores: Engenharia Mecânica (92.º), Engenharia Química (64.º), Engenharia Civil (54.º) e Ciências Agrárias (47.º).