Este sábado vai ser repleto de atividades. Às 18h30, com a colaboração da Academia Contemporânea do Espetáculo (ACE), a fachada do Edifício AXA vai ser transformada num farol “para o qual serão esconjurados memórias, mitos e desilusões colectivas”.

A iniciativa, denominada “FAXAda para Obras“, baseia-se numa encenação de Joana Providência e António Júlio e conta com uma equipa de 80 participantes. Da história, fazem parte “vários grupos de uma sociedade bizarra”, que se reúnem “na principal avenida da cidade”, diz a organização, em comunicado. “Parecem ter sido convocados para uma qualquer ação misteriosa. Há algo que os convoca, que os congrega, mas há também um jeito nas suas vozes que faz com que pareçam repetir palavras antigas – serão vozes esquecidas ou o som das palavras que não podemos parar de escutar?”.

“Naquele lugar”, representado pelo edifício AXA, “instalou-se um farol”: “Já não é só no mar que nos perdemos. Há que manter essa luz ligada durante os tempos mais obscuros e fazer soar a ronca bem alto para que vibrem os corpos que passeamos como espectros”.

Antes, a partir das 16h e até às 18h30, a Banda Sinfónica Portuguesa, composta por quatro músicos” vai dar um concerto itinerante em plenos Aliados, “entre as estações de São Bento e da Trindade” e as ruas envolventes. Trombone, tuba, saxofone e percussão tocarão de improviso, interagindo com o público transeunte.

Por fim, às 22h, é inaugurada a nova exposição de Serralves, também no edifício AXA, que contará com a presença da nova diretora do Museu, Suzanne Potter.