Ester e Jorge são dois jovens da comunidade espanhola de Valência e têm 30 e 34 anos, respetivamente. Há mais de dois anos que se viram obrigados a emigrar para o México, face ao desemprego a que estavam condenados no país de origem. Um retrato de uma geração, transversal a fronteiras, obrigada a procurar trabalho a milhares de quilómetros de casa e um exemplo do que acontece com muitos jovens portugueses.

Depois de tanto tempo separados da família, decidiram voltar para um visita surpresa à família e filmaram o processo. Em cinco dias, depois do “upload” do resultado para o YouTube, conseguiram milhões de visualizações.

O vídeo, “A surpresa. Dedicado a todos os que estão longe”, documenta a viagem de avião, o contar dos quilómetros de distância, o nervosismo, a expectativa, a surpresa e por fim, os abraços de reencontro. Um momento, ainda assim, com prazo de fim: um mês depois, os jovens estão de volta ao México – e ao trabalho.

“Queremos dar-vos, a todos os que saíram do país e aos que ficaram para lutar por uma mudança, a emoção de uma mãe quando volta a abraçar o seu filho”, relata o vídeo, pela voz de Ester. “Não passou um único dia em que não tenhamos sonhado em voltar a sentir as nossas mães”.

Em jeito de consciencialização, esta dupla quer ainda fazer chegar esta mensagem aos “políticos, banqueiros e empresários especuladores” que os impediram de ter “uma oportunidade” de viver em Espanha. E dedicam-lhes todas as “lágrimas amargas”.