Já que um diploma em Medicina pode já não garantir um emprego no Sistema Nacional de Saúde, é cada vez mais preciso dar respostas às preocupações e dúvidas dos jovens médicos.

Assim, nos dias 19 e 20 de outubro, acontece o 1.º Meeting de Empregabilidade e Empreendedorismo em Medicina (MED2MED), organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP).

O objetivo é “esclarecer os participantes sobre o emprego médico de forma abrangente, fundamentada e muito concreta”, explica Francisco Silva, presidente da AEFMUP. “Queremos informar sobre a carreira médica em Portugal perspetivando o curto/médio prazo; esclarecer sobre as condições para iniciar a carreira no estrangeiro e sobre as particularidades da contratação de médicos fora do nosso país; e evidenciar a existência de carreiras alternativas à prática clínica”, acrescenta a organização.

Durante o meeting serão ainda realizados workshops práticos que vão ensinar a preparar currículos, a interagir em entrevista de emprego e a ajudar os jovens a prepararem-se melhor para a competitividade no acesso ao emprego.

O programa detalhado já está disponível e as inscrições abertas – podem ser feitas aqui. Sem jantar de gala, custam 10 euros para estudante e 25 euros para não estudante.