Pode-se dizer que são “tesouros desconhecidos” da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) que, entre 20 de outubro e 14 de novembro, vão estar expostos no Silo-Espaço Cultural, em Matosinhos.

Ao todo, tratam-se de 36 trabalhos de pintura, que têm em comum o facto de serem peças “raras, raramente mostradas ou mesmo inéditas”, é referido, em comunicado. Para as encontrar foi preciso mergulhar no acervo da FBAUP e vasculhar entre centenas de trabalhos de pintura, escultura e desenho, reunidos ao longo do tempo – muitos deles remontam a séculos passados – por critérios de qualidade.

A árdua tarefa de selecionar os mais interessantes para integrarem a exposição no Silo coube a Fernando Pinto Coelho e Nuno Malheiro Sarmento. Estes dois curadores reuniram, assim, peças que resultam de aquisições de mestres que a academia fazia com a finalidade de servirem como objetos de estudo; escolhas dos melhores alunos; trabalhos premiados em concurso; resultados de provas de agregação de professores; ou doações de artistas.

Entrada gratuita

Desta forma, a exposição – que vai ocupar os dois pisos da galeria – mostrará, ao mesmo tempo, trabalhos de artistas consagrados, outros que caíram no esquecimento e até licenciados em Belas Artes que não seguiram carreira. Henrique Pousão, Domingues Alvarez, Joaquim Lopes, Augusto Gomes, Sofia de Sousa, Heitor Cramez, Ventura Porfírio, Ângelo de Sousa e Alberto Carneiro serão alguns dos nomes representados.

Esta exposição, fruto de uma parceria entre o Silo-Espaço Cultural, a FBAUP e a Universidade Católica Portuguesa (UCP), através do Centro de Conservação e Restauro, que teve a responsabilidade de restaurar alguns dos trabalhos, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 20h, e aos fins-de-semana, das 12h30 às 22 horas, com entrada gratuita.