“A gentileza humana parece ter feito seu último reduto em Portugal. E quando eu falo em gentileza, dou-lhe quase a acepção medieval de amor cortês, de medida, de mesura. É um povo que não levanta a voz, e ninguém pense que por covardia, mas por uma boa educação instintiva e um senso de afetividade. Essa desagradável invenção moderna, o berro, não encontra forma vocal na garganta de um português. Hitler, Mussolini ou Lyndon Johnson jamais poderiam governar esse ‘jardim d’Europa à beira-mar plantado’, onde se fala baixo, ama-se com fervor e chora-se nas despedidas”.

As palavras pretencem a Vinicius de Moraes (1913 – 1980), que em tempos escrevia, desta forma, em prosa, “Obrigado, Portugal!“. Mas lá para o fim do texto, o poeta brasileiro agradecia a uma localidade especial: “Obrigado, Porto, onde teus estudantes quiseram não me deixar trabalhar em boate, porque não sabem ainda que a poesia e a canção têm de estar em toda parte (mas obrigado pelo gesto, estudantes do Porto!)”.

Naquilo que se pode considerar uma forma de retribuição, a 18 e 19 de outubro o Porto homenageia Vinicius de Moraes, a propósito do centenário do poeta. No primeiro dia, a iniciativa decorre na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), a partir das 09h30, com o colóquio “Meu tempo é quando: Nos 100 anos de Vinicius de Moraes”. As conferências terminam às 18h, altura em que começa a ser exibido o filme “Vinicius” (ver trailer em baixo). A entrada é livre.

No dia 19, as atividades mudam de lugar e o filme é outro. A partir das 10h30, é exibido “Limite”, de Mário Peixoto, na Casa das Artes. Às 13h, o almoço é servido na Praia da Luz e a ementa é especial: “Feijoada à minha moda“. Ou melhor, à moda dele, de Vinicius. Depois, as conversas prosseguem, com leitura de textos, até à hora do jantar (por inscrição), na Casa da Música.

As últimas comemorações à volta do centenário do “Poetinha” começam às 23h, no bar da Casa da Música, com um concerto do “Quarteto Lilian Raquel & Cláudio Cesar Ribeiro” e um DJ set de Maria Gambina e Joana Blu. A programação detalhada pode ser consultada aqui.