Foi na categoria “Cidadãos Ativos da Europa” que os projetos “Casa Jesus, Maria e José do Monte Pedral” e “In-forma – Incubadora Social”, pertencentes à Comunidade do Monte Pedral, no Porto, viram os seus feitos distinguidos nos “ACE Awards 2013”, organizados pela CSV – Community Service Volunteers.

Naquela que foi a sétima edição do concurso, a organização refere que a razão para continuar a promover uma competição, nesta área, é a mesma das outras edições: “Incentivar a cidadania ativa e o voluntariado como meios de promover uma futura identidade europeia coletiva e pioneira em ações de voluntariado e de cidadania ativa nos 47 Estados membros do Conselho Europeu”.

Tendo em conta que a avaliação dos projetos concorrentes incidiu sobre o efeito que as ações de voluntariado geraram na “qualidade de vida das comunidades, em ações locais, regionais, nacionais ou internacionais”, a “Casa Jesus, Maria e José do Monte Pedral” e a “In-forma – Incubadora Social” destacaram-se como estando entre os mais produtivos. Estes projetos focaram-se, por exemplo, em acolher jovens desempregados e em dotá-los de conhecimentos e competências, para estes conseguirem montar certos negócios ou micro e pequenas empresas.

Em comunicado, a comunidade diz tratar-se de “um merecido reconhecimento do esforço, empenho e persistência, bem como a confirmação de que iniciativas destas são meritórias e verdadeiras respostas empreendedoras com forte cariz de Inovação Social para os problemas da sociedade atual”.