A cidade do Porto conheceu, esta terça feira, um novo líder. Com as portas dos Paços do Concelho abertas a todos os portuenses, Rui Moreira tomou posse como o novo homem forte dos destinos da Invicta.

Numa cerimónia que contou com a presença de personalidades como António Costa, presidente da Câmara de Lisboa (ver caixa), foi com um discurso forte que Moreira se dirigiu aos cidadãos portuenses. Nas primeiras palavras que proferiu na cerimónia, vincou a importância da coligação alcançada com Manuel Pizarro, do Partido Socialista (PS), para colocar os interesses da cidade e dos portuenses em primeiro lugar.

António Costa visitou o homólogo

António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, em declarações exclusivas ao JPN, referiu que a eleição de Rui Moreira será uma nova oportunidade para Porto e Lisboa trabalharem em conjunto, e que a presença de Manuel Pizarro na Câmara será muito importante.

Num discurso onde reforçou a importância de o Porto se situar como uma cidade representativa e mais forte a nível nacional, a transmissão do que pretende fazer para isso foi uma constante nas palavras do novo presidente. A coesão social, a Economia e a Cultura serão as áreas prioritárias para o novo líder da autarquia. Rui Moreira não esqueceu também os mais prejudicados com a situação económica atual. O novo líder da Câmara do Porto (CMP) referiu que as políticas sociais e o apoio aos mais carenciados serão o seu principal desígnio na governação.

O autarca revelou ainda querer uma cidade forte, genuína, que seja ambiciosa e que não perca a sua identidade. Para o novo presidente da CMP, é importante que todos os espaços da cidade sejam lembrados, e que o Porto se torne cada vez mais numa cidade da qual os portuenses se orgulhem. Por fim, Rui Moreira afirmou que necessita da ajuda de todos para levar o Porto a ser uma cidade melhor e, sobretudo, cada vez mais livre.

O que pensa a esquerda sobre o novo Executivo

Para Manuel Pizarro, que fará coligação com Moreira na Câmara, o PS tem a obrigação de defender os interesses dos portuenses, sendo esse o seu principal objetivo para a governação. Outra das personalidades presentes na tomada de posse de Rui Moreira foi Francisco Assis, conhecido militante do PS. Para Assis, este foi um discurso forte e importante para alertar para os problemas, não só da cidade, mas também do país.

Por outro lado, José Soeiro, candidato do Bloco de Esquerda nas últimas eleições autárquicas no Porto, também presente na cerimónia, considera que, apesar de a coligação e convergência poder ser positiva para o Porto, questões como a coesão social, por exemplo, ainda não estão presentes na parceria Moreira – Pizarro.