Quinta-feira, 31 de outubro, são muitas as festas académicas, especialmente dirigidas para os estudantes, que ocupam quer as próprias faculdades quer alguns locais bem conhecidos da noite do Porto.

Festas Académicas

A Academik Halloween reúne várias associações de estudantes na discoteca Via Rápida com os dj’s The Fucking Bastards e Luís Pessoa. O bilhete custa seis euros, com uma bebida branca ou duas cervejas, e pode ser comprado no bar Enjoy It ou na Adega Leonor.

Para os estudantes que quiseem um Halloween mais low cost, a Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes (AEFBAUP) preparou a festa ideal: é de entrada livre (só se paga o que se consome) e ainda oferecem dentaduras. Começa às 22h30, dura até às três da manhã e a animação fica a cargo dos dj’s $pUTz$ solo, Kulela do Bling e MC Clarissa.

Para quem achar que é cedo para voltar para casa, no fim há after party na Real República dos LYS.O.S. Essa já é paga e custa 3,5 euros para alunos da FBAUP e 4,5 euros para os restantes – mas há cerveja e sangria à descrição.

Já os que quiserem ter uma experiência diferente e treinar o inglês, podem sempre aderir à festa de Erasmus, preparada pela ESN Porto, que acontece no PITCH. Mas este é um evento mais exigente e há que estar presente na guestlist para ter acesso. A entrada, nesse caso, custa três euros. Para os detentores de cartão ESN é gratuito e, para os restantes, dez euros. No entanto, para os mais originais, há prémio: uma noite romântica num hotel à escolha, para dois. A música está a cargo de Paulo Moura.

Na mesma noite, o Gare recebe a festa de Halloween da Escola Superior de Artes e Design (ESAD). Ao mesmo tempo, comemora-se os dez anos de Freshkitos, que ficam encarregues da música. A entrada é gratuita mas também é possível comprar uma pulseira por cinco euros de modo a ter acesso a bebidas low cost e à oferta de uma cerveja.

Churrasco de Halloween

Mas para quem quiser forrar o estômago antes de qualquer festa, há churrasco na Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP), cujos bilhetes podem ser comprados na associação de estudantes respetiva. Começa às 20h e os bilhetes custam três euros, mas incluem uma sandes e três bebidas. O dress code deve ser apropriado ao tema.

Sem tema académico mas igualmente apreciado, o Auditório também preparou uma noite especial. O típico “Baile da Baixa”, que acontece todas as quintas-feiras, vai revestir-se de preto e laranja para receber os trajes “scary [de susto]” mais originais. E há que ir cedo: os primeiros a chegar terão direito a pinturas faciais. o consumo mínimo é de três euros, com uma bebida de oferta.

A festa dura até ao fim-de-semana

Mas um dos eventos mais aguardados, principalmente pelos fãs de séries, é a “Walking Deal Live Experience!“, uma festa que acontece a 1 novembro, a partir das 22h, na Alfândega do Porto. Inspirada na série da FOX, que organiza, promete “uma viagem aos maiores pesadelos e à mais profunda escuridão”. Entrada, só com convite.

Mas na sexta-feira, esta não é a única opção. O Musik, antigo Club Mau Mau, vai dar lugar a uma “Mansão Assombrada”, a quinta edição do Black Halloween, a “maior festa de Halloween do país”. “Um evento exclusivo e privado, com ambiente selecionado”. Para aceder, só através da guestlist ou dos relações públicas do evento. A entrada prévia custa dez euros, no dia sobe para os quinze.