É uma das manobras mais perigosas na estrada: a ultrapassagem. No entanto, está prevista no Código da Estrada e, quando feita dentro de determinadas condições, é legal. Ainda assim, não há dúvidas de que se torna muito difícil aplicá-la diante de veículos longos e em locais com pouca visibilidade. Mas, brevemente, este probema poderá acabar.

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) têm vindo a desenvolver um sistema que permite ver através dos automóveis, o que explica a sua designação oficial: “See-Through”. Com esta tecnologia, os veículos passam a comunicar entre si, com o objetivo de aumentar a segurança rodoviária e facilitar o tráfego.

Numa nota publicada na página da FCUP, Michel Ferreira, professor no Departamento de Ciência de Computadores da faculdade e líder da equipa de investigação, explica, desta forma, o funcionamento do sistema: “Imagine que estou atrás de um grande camião que não me permite ver através dele, tornando difícil e desconfortável a avaliação, por exemplo, de uma ultrapassagem, mas esse camião tem uma câmara de pára-brisas orientada para a frente. Eu consigo, através do sistema de comunicação entre veículos que desenvolvemos, ir buscar a imagem dessa câmara no pára-brisas do camião e transmitir essa visão ao condutor que vem atrás”.

Tratando-se de uma tecnologia de “comunicação sem-fios veículo-a-veículo”, a rapidez com que as informações chegam aos condutores torna-a suficientemente fiável, não correndo estes o perigo de serem traídos por qualquer imprevisto. “É possível fazer esta transmissão vídeo entre veículos com um atraso quase insignificante (200 milissegundos), que não afeta em termos de segurança a manobra de ultrapassagem”, completa Michel Ferreira.

O “See-Through” [PDF] foi apresentado em outubro no “International Symposium on Mixed and Augmented Reality” (ISMAR), que se realizou na Austrália. Os pormenores revelados e o vídeo (ver em baixo) mostrado, que simula a tecnologia, foram muito bem recebidos pela comunidade científica.