Chama-se “womenwinwin – connecting women & business” e é a primeira plataforma online destinada exclusivamente para o emrpeendedorismo no feminino. Apresentada esta semana em Lisboa, assume-se como uma forma de apoiar, promover e divulgar as iniciativas empresariais das mulheres portuguesas.

A Women Win Win agrega, por isso, serviços e funcionalidades que permitem alargar a rede de contactos e partilhar conhecimento, experiência e competências. Mas não se fica por aqui: pretende ainda ser “uma fonte de inspiração e estímulo para a criação e lançamento de novos projetos empresariais liderados por mulheres”.

O Programa de Mentoring, uma das referências do projeto, surge de uma colaboração com o “Eckerd College Leadership Development Institute, instituição americana com mais de trinta anos de experiência em formação de liderança, e de David Clutterbuck, que é um dos principais especialistas mundiais em ‘mentoring’ e ‘coaching'”, lê-se no site.

“O que é que nos retrai?”

Maria José Amich, CEO e fundadora da comunidade Women Win Win, apresentou o projeto esta semana, em Lisboa, e lembrou que apenas 33% das novas empresas que surgiram, em 2010, em Portugal, foram criadas por mulheres – apesar de estas representarem 52% da população mundial, controlarem 70% da despesa global de consumo e possuírem 60% das licenciaturas no mundo. “O que é que nos retrai, o que é que nos impede de avançar mais nesta área?”, perguntou.

Segundo estudos levados a cabo pela Comissão Europeia, são vários os obtáculos que se impõem ao empreendedorismo feminino: a falta de networking, a falta de modelos de referência ou falta de auto confiança na hora de assumir riscos são alguns dos exemplos.

De forma a levar a cabo a missão de contrariar estes pressupostos, a partir de janeiro de 2014, a plataforma vai ainda disponibilizar serviços de consultoria e seminários online e presenciais alusivos ao tema do empreendedorismo, com a colaboração de académicos ou profissionais especialistas em diversas áreas.