De uma quinta-feira de greve que muito condicionou os serviços da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) saiu uma decisão, por parte dos trabalhadores da transportadora. Em plenário, estes decidiram que voltam a parar a 26 de novembro.

A escolha do dia não é inocente. Será nessa altura que se votará a proposta do Orçamento de Estado (OE) para 2014 no que diz respeito ao setor, que prevê reduções salariais, sobretudo para os trabalhadores que auferem a partir dos 600 euros. Segundo Jorge Costa, dirigente do Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM), esta proposta, a ser aprovada, representará “uma redução salarial entre 10 a 15%” para os profissionais da STCP, resultando numa diminuição de “100 a 150 euros por mês, o que é muito gravoso”, considera o dirigente, em declarações à Lusa.

“Os trabalhadores estão revoltados e por isso mesmo estamos unidos para novas ações de protesto”, refere Jorge Costa, explicando a razão da nova greve. A paragem desta quinta-feira originou uma forte perturbação nos serviços da STCP, com centenas de autocarros inoperacionais. O dirigente do SNM fala numa adesão de 80 a 85%.