Há quem pense que não há nada melhor para começar o dia cheio de energia do que uma chávena de café forte. Ainda assim, um estudo levado a cabo por uma equipa de neurocientistas da Universidade Militar de Ciências da Saúde (USUHS), em Bethesda, nos Estados Unidos da América, mostra que não é bem assim.

Pode ser, de facto, bom beber café de manhã – mas há uma hora específica em que o deve fazer, para tirar partido das propriedades da cafeína: entre as 9h30 e as 11h30 (pelo menos para quem acorda por volta das oito da manhã). Isto, devido à interação deste componente com uma hormona, denominada de cortisol, que ajuda o corpo a regular o seu “relógio biológico”.

Ao acordar, os níveis de cortisol começam a aumentar e em pouco tempo atingem o seu pico e a altura ideal é precisamente após esta escalada, quando já estão a diminuir. É que segundo Steven Miller, líder da investigação, a cafeína vai estimular, depois, a produção de cortisol.

Já se a pessoa beber o café durante o período em que tem os valores desta hormona mais elevados, vai desenvolver uma “tolerância à cafeína” e sentir a necessidade de uma “dose extra de café” para conseguir o efeito pretendido, explica o investigador, no seu blog pessoal.

Ainda assim, para os que gostam de dormir até mais tarde, há outras alturas do dia em que se pode beber café, também logo a seguir a dois picos de cortisol no organismo, que ocorrem entre as 12h e as 13h e entre as 17h30 e as 18h30.