É um empreendimento projetado para juntar o útil ao agradável. No extremo nordeste do Parque de Serralves fica localizada a antiga garagem do Conde de Vizela, desaproveitada quanto a uma funcionalidade específica. Depois de algumas conversações, a Fundação de Serralves e Manoel de Oliveira chegaram a acordo para tornar aquele espaço na Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

Assim, esta sexta-feira, os envolvidos assinam, em Serralves, um protocolo para levar a cabo o projeto, que, já se sabe, será entregue a Álvaro Siza Vieira. O arquiteto vai construir um novo edifíco, que irá “albergar uma exposição permanente, salas para arquivo e consulta do espólio de Manoel de Oliveira, uma área para exposições temporárias e um pequeno auditório”, é explicado em comunicado.

“Há interesse em desenvolver em Serralves o segmento do audiovisual, do cinema de artista e Manoel de Oliveira é cineasta do Porto, uma figura mítica”, disse à comunicação social, esta quinta-feira, Luís Braga da Cruz, presidente de Serralves, à margem da apresentação das novas exposições do museu, justificando o empreendimento, que deverá ficar concluído em 2014, ano em que Serralves completa 25 anos.

Além de Braga da Cruz, também estarão presentes em Serralves, esta sexta-feira, na assinatura do protocolo, Manoel de Oliveira e Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura.