É uma espécie de “Quem Quer Ser Milionário” mas prémio não se materializa em 100 mil euros e nem sequer é monetário – só que isso também não interessa nada quando se trata de mostrar o que se vale. A transmissão não é nacional, mas também há audiência e as perguntas, inseridas em dez categorias (História, Economia, Geografia, Literatura, Música, Cinema e TV, Desporto, Mistério, Saber Popular, Personalidades), também são de cultura geral.

Chama-se “Desafio Final“, vai acontecer na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) – é uma iniciativa da Associação de Estudantes (AEFEP) e do “Experience Upgrade Program” (EXUP) – e quer descobrir o estudantes mais culto da faculdade.

E o mais culto da UP?

Para já, esta é uma iniciativa dedicada apenas aos alunos da FEP. mas, “se de facto correr bem, pode ser alargado a toda a universidade”, diz João. “Mas aí não partirá só de nós, até porque não temos capacidade de resposta para tantas inscrições”, garante. No início a proposta ainda esteve “em cima da mesa” mas decidiram “jogar pelo seguro para perceber a adesão”. “Há muita gente com cultura que a esconde e não quer mostrar que sabe”, diz.

“O objetivo é combater o estigma, criado por vídeos e notícias, de que os universitários têm falta de cultura”, explica José Carlos Sousa, coordenador do EXUP. “Queremos mostrar que nos preocupamos com isso e que há muito potencial nos jovens universitários de hoje em dia”.

As inscrições na fase inicial duram até terça-feira, 19 de novembro. O “target” era de 15 inscrições… já vais nas 60. Estes serão depois submetidos a um pré-teste com 20 perguntas, nos dias 20 e 21 de novembro (regulamento aqui).

Só os oito melhores serão apurados para a segunda fase, onde serão agrupados em duplas. À terceira resposta errada, a dupla é eliminada. Quando restar apenas uma, os dois participantes voltam a dividir-se e vão ao frente-a-frente, um contra o outro. Nessa fase, responderão a 10 perguntas – uma de cada categoria – para determinar quem é o vencedor.

O desafio decorre no Salão Nobre da Faculdade de Economia, às 20h30, e é apresentado por Hélder Reis, da RTP. A organização promete ainda “algumas surpresas, animações e desafios para a audiência”. Uma noite “a não perder” onde o vencedor sai com o relaxamento – depois do esforço mental – garantido: o prémio é uma estadia para uma pessoa no hotel Douro Palace, com pequeno-almoço incluído.