Já lá vão 150 sessões de “Quintas de Leitura”. Tudo começou há 12 anos, quando os primeiros convidados desta iniciativa de João Gesta animaram a vida cultural portuense ao lerem e partilharem leituras de poemas com o público, num ambiente bastante informal.

Esta quinta-feira celebra-se a data redonda, a partir das 22h, no Café-Teatro do Teatro do Campo Alegre (TCA), com uma sessão preparada para entreter todos os presentes. Com esse objetivo em mente, será lançada uma conversa entre dois poetas estreantes: Golgona Anghel e João Luís Barreto Guimarães.

Os números

Em 150 sessões das “Quintas de Leitura” passaram pelo TCA quase 35 mil espectadores, mais de 1.200 artistas de várias áreas e foram lidos quase quatro mil textos poéticos.

No capítulo da leitura de poemas, a pasta está entregue aos atores Teresa Coutinho e Rui Spranger. No meio de tudo isto haverá música para animar as hostes. Logo no início “com o som mágico da cravista Joana Bagulho, que interpretará temas de Carlos Paredes”, pode ler-se, em comunicado. Entre as conversas e as leituras ouvir-se-á o som da violinista polaca Natalia Juskiewicz.

No entanto, um dos momentos mais altos da sessão 150 das “Quintas de Leitura” está reservado para depois do intervalo, altura em que Miguel Araújo atuará a solo, num concerto que a organização qualifica como “imperdível”. Os bilhetes estão à venda no TCA a 11 euros e 7,50 euros (com desconto). Qualquer questão relativa aos ingressos pode ser esclarecida no seguinte e-mail: [email protected].