“O estado das coisas / As coisas do Estado” é o nome do ciclo de conferências que, a partir de 6 de dezembro, vai debater o estado do país, no Auditório de Serralves.

Comissariado por Paulo Cunha e Silva, vai reunir um conjunto de personalidades e pensadores nacionais, como Rui Moreira, José Aguiar Branco, Paulo Portas, Daniel Bessa, Artur Santos Silva ou António Costa. São ministros e ex-ministros, economistas, professores catedráticos, empresários e filósofos para discutir temas como a Justiça, a Defesa, a Economia, a Cultura ou a Educação.

É quase um revisitar ao ciclo “Portugal: Sim ou Não?” que, há cinco anos, debateu a mesma questão no mesmo local. “Numa altura em que Portugal vive numa situação de urgência e de auxílio assistido, como um paciente sem autonomia respiratória e alimentar e sujeito a um tratamento violento para poder sobreviver sem assistência, nunca é demais reavaliar o diagnóstico e as terapêuticas aplicadas”, acredita o comissário.

Dez sextas, dez debates

A sessão de abertura, às 21h30 da próxima sexta-feira, conta com Adriano Moreira e Rui Moreira, com a moderação do jornalista António José Teixeira. A 12 de dezembro, António Lobo Xavier e José Miguel Júdice debatem sob a moderação de David Pontes. Já a 9 de Janeiro discute-se a Defesa, com José Pedro Aguiar Branco e o General Loureiro dos Santos. O moderador é Paulo Ferreira. Sete dias volvidos, paulo portas e Basílio Horta, com moderação de Carlos Daniel, falam de “Crescer para fora”. Um sem fim de conferências que se prolongam até 27 de fevereiro do próximo ano.

“O último painel terá uma configuração diferente dos restantes. Trata-se de uma discussão fundamental, a do sentido de Portugal”, que conta com “os dois filósofos mais importantes do sentido nacional”: Eduardo Lourenço e José Gil, explica Paulo Cunha e Silva. Com eles, “um político e historiador particularmente crítico na aproximação que faz ao Estado das Coisas, José Pacheco Pereira”.

A entrada para cada sessão tem o custo de três euros (2,5 para os Amigos de Serralves). Já o ciclo de dez sessões tem o custo de 20 euros.