A 30 de novembro e 1 de dezembro, o Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (CIM-FMUP) vai acolher um congresso sobre sexualidade e saúde reprodutiva. Chama-se IRIS 2013 – Identidade, Reprodução, Infeção e Saúde e foi promovido pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).

Entre sessões plenárias, workshops e tertúlias, o programa inclui temas que complementam “a formação curricular das diferentes escolas médicas em Portugal” e proporcionam “resposta a muitas das questões com que os estudantes da área da Saúde, em particular da Medicina, se confrontam”, esclarece Francisco Mourão, presidente da ANEM, em comunicado.

Um dos temas em debate é o processo psicológico, cirúrgico e social de uma mudança de sexo. Acontece no dia 30, sábado, das 14h às 16h, e conta com a intervenção dos cirurgiões plásticos Ricardo Carvalho (Hospitais Universitários de Coimbra) e João Décio Ferreira (autor de uma técnica cirúrgica inovadora para mudança de sexo), assim como dos psiquiatras e sexólogos Zélia Figueiredo (Hospital Magalhães de Lemos) e Pedro Freitas (Hospital Júlio de Matos).

No mesmo dia, mas a partir das 16h30, o assunto é outro: homopatentalidade. Mas, durante a tarde, seguem-se questões de igual interesse: a sexualidade no doente com deficiência mental é uma delas. Jorge Gato (investigador da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) assume a liderança das tertúlias e os psiquiatras António Palha e Francisco Allen Gomes alimentam o debate.

Já no domingo, 1 de dezembro, é dia de aprender. A partir das 9h, há workshops sobre diagnóstico pré-implantação e manipulação genética de embriões ou a sexualidade no doente crónico. O primeiro é liderado por Alberto Barros, nome bem conhecido na área da reprodução medicamente assistida. O segundo, fica a cargo do sexólogo Hugo Gandra.

O acesso aos dois dias de evento é condicionado pela inscrição prévia (com um custo de 10 a 15 euros), que encerrou a 27 de novembro.