Tendo em conta que o Natal é uma altura em que as famílias se reúnem, Serralves contribui para a celebração com uma série de oficinas gratuitas inseridas no espírito da época.

Estas atividades vão realizar-se nos três primeiros fins-de-semana de dezembro – dias 7 e 8, 14 e 15, 21 e 22 de dezembro – e não precisam de marcação prévia, pois decorrem em contínuo das 10h às 17h, nestes sábados e domingos.

As oficinas em si têm nomes bastante sugestivos e descrições que não ficam atrás. “Num Piscar de Olhos” diz que “no Natal a magia acontece”. De seguida, pergunta: “Acendem-se as luzes, procuram-se agasalhos e para nos divertirmos porque não brincarmos aos cineastas?”. Quem ficar com dúvidas sobre o que realmente passar-se-á nesta atividade, não perde nada em aparecer.

“Ciência no Museu” é outra das oficinas que vai estar em funcionamento, em que são prometidas “grandes aventuras científicas”. Já em “Retratos de Natal” “metem-se as mãos na massa para modelar desejos, para criar carimbos de muitas cores e retratar quem temos no coração”. Depois ainda há tempo para a “Cozinha Científica”, em que “convidam-se as famílias a experimentar técnicas curiosas de gastronomia molecular”.

Por falar em “curiosas”, curiosidade é mesmo o que não falta em Serralves, já que em “Qual é a forma do teu Natal?” vai dar-se largas à imaginação e tentar saber “Como será o Natal numa família esquimó? E numa família ‘toritânea’? E fora do nosso planeta terra, haverá festas de Natal?”. Por fim, como Natal sem prendas não é Natal, importa destacar a oficina “Prendas com Ciência”, em que vão ser criados “presentes científicos usando a química e a física”.