Se falarmos de Patrick Carney e Dan Auerbach, provavelmente só os maiores fãs da banda vão saber a quem nos referimos. Se falarmos de The Black Keys, a conversa é outra. A dupla americana anda nas bocas do mundo e pelas melhores razões. “El Camino”, de 2011, conquistou o segundo lugar do top de vendas nos Estados Unidos e tops de preferência em revistas como a Rolling Stone, a Time ou a Village Voice. Em Portugal, em 2012, encheram o Meo Arena.

Não é de admirar: “El Camino” inclui temas como “Lonely Boy” ou Sister”. Temas que os fãs certamente não quererão perder quando a dupla subir ao palco do Optimus Alive!, o único concerto que, segundo a promotora Everything is New, darão em Portugal no próximo ano.

Com sorte, a banda, que em fevereiro arrecadou três Grammys (melhor álbum rock, melhor musica rock e melhor performance rock), ainda trará novos temas na bagagem daquele que será o oitavo álbum da dupla – que já cá anda há bastante tempo -, em preparação.

The Black Keys, que atuam a 11 de julho, o segundo dia do festival, juntam-se aos já confirmados Arctic Monkeys e The Lumineers, previstos para 10 de julho. Esta é já a oitava edição do festival, que acontece no Passeio Marítimo de Algés, de 10 a 12 de julho. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais e custam entre 53 euros (diário) e 105 euros (passe geral).