Grupo A

Brasil, Croácia, México, Camarões
Um “Brasil vs Croácia” a abrir o Mundial e a promessa de bons duelos. A qualidade técnica das quatro equipas é uma evidência e o planeta inteiro vai estar de olhos postos nos duelos entre Neymar, Modrić, Chicharito e Eto’o.

Portugal não teve a melhor das sortes no sorteio para o Mundial de futebol de 2014, realizado esta sexta-feira na Costa do Sauípe, na Baía (Brasil). Colocado no Grupo G, Cristiano Ronaldo e companhia terão de defrontar, no dia 16 de junho, em Salvador, a seleção da Alemanha, tricampeã mundial.

Numa mescla das equipas de Bayern de Munique e Borussia de Dortmund, o esquadrão comandado por Joachim Low chega ao Mundial como uma das principais favoritas à conquista do Campeonato do Mundo, depois da chegada às meias finais do Mundial 2010 e do Euro 2012. Apesar de, nas últimas competições, a equipa germânica ter falhado nas fases mais adiantadas das provas, jogadores como Gotze, Muller, Reus, Ozil, Klose e Schweinsteiger são apenas alguns exemplos de uma equipa recheada de estrelas.

Grupo B

Espanha, Holanda, Chile, Austrália
Os campeões do mundo vão reeditar a final de 2010. Claros favoritos, vão ter a prova de fogo com a “laranja mecânica”, num grupo onde Chile e Austrália correm por fora. Iniesta e Xavi contra Robben e Van Persie é o embate que ninguém quer perder, com Vidal, Alexis e Tim Cahill à espreita.

Na segunda partida, a seleção portuguesa defronta, a 22 de junho, em Manaus, a equipa dos Estados Unidos da América. Longe vai o Mundial 2002, na Coreia/Japão, onde a equipa das quinas foi derrotada pelos EUA, por 3-2, num jogo em que os portugueses só marcaram um golo…(o segundo foi um auto-golo dos EUA). Os norte-americanos, liderados por Klinsmann, mudaram muito desde então, e chegam a este Mundial depois de terem completado a CONCACAF no primeiro lugar, com 22 pontos em dez jogos realizados.

Grupo C

Colômbia, Grécia, Costa do Marfim, Japão
O “grupo da morte” deste campeonato em terras canarinhas. Se falta um nome verdadeiramente sonante neste lote de quatro equipas, a competitividade está assegurada. Espaço para Falcao brilhar, como previu José Pekerman?

As principais figuras da equipa são Donovan (ex-jogador do Everton e atualmente nos LA Galaxy), Jozy Altidore (Sunderland), Michael Bradley (Roma), Jermaine Jones (Schalke 04) e Clint Dempsey (ex-Fulham e atualmente nos Seattle Sounders). Apesar da qualidade dos seus jogadores, os EUA não parecem ter qualidade coletiva suficiente para colocar em perigo os dois grandes favoritos do grupo, Portugal e Alemanha.

Grupo D

Uruguai, Costa Rica, Inglaterra, Itália
À semelhança do grupo anterior, neste há que lançar os dados e acreditar na sorte, pois não se adivinha fácil a decisão das duas seleções que passam aos oitavos. A “celeste” enfrenta a squadra azzurra e os pross. Uruguai, Itália e Inglaterra, numa luta a três, onde a Costa Rica não parece ser capaz de se aguentar.

O mesmo parece não se poder dizer da última equipa que a seleção nacional vai defrontar: o Gana. No dia 26 de junho, em Brasília, Portugal defronta o conjunto de Prince Boateng (Schalke 04), Muntari (AC Milan), Essien (Chelsea), Asamoah (Juventus) e André Ayew (Marselha). Ainda com a possível presença do ex-FC Porto Christian Atsu, a equipa comandada por James Appiah promete dificultar a vida às teoricamente favoritas do grupo.

Quanto aos restantes grupos, destaque para o A, B, C e D (ver caixas), sendo que, neste último, Uruguai, Inglaterra e Itália parecem formar o “grupo da morte”. Esta é a composição dos restantes grupos: E – Suíça, Equador, França, Honduras; F – Argentina, Bósnia, Irão, Nigéria; H – Bélgica, Argélia, Rússia, Coreia do Sul. O jogo entre Brasil e Croácia vai abrir o Mundial 2014, no dia 12 de junho.