O Festival Porta Jazz está de regresso ao Porto. Organizado pela associação homónima, decorre, este fim-de-semana, no Cinema Passos Manuel. Na edição deste ano estão confirmados vários nomes nacionais e internacionais, que prometem tocar jazz do mais clássico ao mais livre, durante os dois dias de festival.

O nome mais sonante desta 4.ª edição é o de Marc Miralta, especialista de percussão espanhol que, com Jeff Davis, compõe o “Jeff Davis/Marc Miralta Group”, que inclui ainda Demian Cabaud e André Santos. A banda sobe ao palco no dia 8, às 21h30.

Antes, durante este sábado, a tarde pertence ao “Miguel Ângelo Quarteto”, que vai apresentar o álbum “Branco”, aos BounceLab, repetentes no Porta Jazz, e aos GDJAZZ 5TET, um quinteto que inclui membros espanhóis, franceses e italianos, e que promete fazer dançar a assistência com o estilo “hard bop” que apresentam.

Como entrar no “Porta”

Há dois tipos de passe para o Porta Jazz: o passe da tarde, que custa 5 euros e dá acesso a todos os concertos que decorrem de tarde, e o passe da noite, que também custa 5 euros e que dá acesso a todos os concertos que decorrem à noite. Os membros da Associação Porta Jazz não pagam.

À noite, “Paulo Gomes Trio” são os primeiros a subir ao palco, para apresentarem uma curiosa ligação entre North Carolina e Perafita, numa atuação que promete improvisação e interação com o público. A fechar o dia 7 está o Coreto Porta Jazz.

Já o dia 8 começa às 16h30, com os “Out Of Trees”, um grupo composto por três músicos portuenses e o sueco Torbjörn Zetterberg. Segue-se um grupo nacional, a “Ensemble Super Moderne”, um grupo que rompe com a tradição do jazz. A última atuação da tarde fica a cargo do “Quarteto Mário Santos – Bloco A4”, que vem apresentar o álbum “Nuvem”.

O festival fecha com uma atuação da Orquestra Jazz de Matosinhos, pelas 22h30, mas a música não para por aí. Tanto para sábado como domingo, estão agendadas jam sessions a partir das 23h, que se prevê estenderem-se até às 02h.