Recentemente, o Porto teve oportunidade de assistir, no Cinema Passos Manuel, a “Ulisses – Relançar a Europa a partir do Sul”, um projeto tornado documentário, cuja ideia em que se baseia partiu de Rui Tavares, deputado do Parlamento Europeu.

Posteriormente entregue à Farol de Ideias, uma produtora de conteúdos media, foca-se, agora, como produto final, nas qualidades e potencialidades dos quatro países do sul da Europa mais afetados pela crise económica: Portugal, Grécia, Itália e Espanha. O documentário começa com o episódio da Odisseia, em que o herói desta epopeia, Ulisses, salva os seus marinheiros que tinham sido transformados em porcas pela deusa e feiticeira Circe.

Assim, começa uma viagem pelos países que, segundo reza a mitologia, Ulisses percorreu, com o intuito de dar a conhecer e explicar como um projeto de recuperação económica baseado na valorização das pessoas, do conhecimento e do território é capaz de vencer as barreiras da crise e salvar a velha Europa dividida.

Jornalista de profissão e ex-estudante do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (UP), Sílvia Camarinha ficou encarregue de realizar, argumentar e de produzir o guião deste documentário. Segundo a jornalista, o objetivo do documentário é focar a palavra “alternativa”, abordando assim a crise de uma maneira credível. O filme é composto por depoimentos de políticos, desempregados e empreendedores dos chamados “países Ulisses”, bem como de pessoas que dão corpo a esta ideia, sendo um exemplo disto mesmo o projeto “My Farm”, existente em Portugal.

Ulisses – Relançar a Europa a partir do Sul” personifica o rei de Ítaca, pois todas as características que ele possuía, como a capacidade de inovação e o fomento da criatividade, devem ser seguidas pelos países afundados na crise. Para além disso, o filme dá a conhecer novos caminhos de valorização dos países afetados pela crise e como o contributo dos mesmos é indispensável para o projeto europeu.