Os ecos que chegam, de algumas partes do mundo, acerca da crise económica e financeira que ainda afeta vários países, incluindo Portugal, são suficientes para desmotivar qualquer pessoa, mas, sobretudo, aqueles que estão numa fase de início de carreira profissional.

É, acima de tudo, para esses que se dirige o “Launch Me”, um conjunto de conferências, a decorrer na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), para encorajar os estudantes a apostarem nos projetos em que acreditam. Esta edição, que já é a quinta, está organizada sob o tema “Realiza-te!”, e servirá, no fundo, “para impulsionar os jovens a perseguirem os seus sonhos, a acreditarem naquilo que acham que os realizará pessoal e profissionalmente”, explica ao JPN fonte da AIESEC na FEP.

AIESEC representada

Na sexta-feira, o “Launch Me” vai estar integrado na conferência nacional da AIESEC, em que estarão presentes todas as direções da AIESEC Portugal.

Para isso, vão participar no evento seis oradores, que terão como missão inspirar a plateia, através dos exemplos que representam. Na quinta-feira, as conferências começam às 18h e estará presente, por exemplo, Ângelo Valente, que “desistiu de um emprego estável na Porto Editora, aos 33 anos, para se lançar num projeto completamente aventureiro, saindo totalamente desse âmbito”.

Já na sexta-feira, as intervenções do “Launch Me” têm início marcado para as 14h e marca presença, por exemplo, Luís Simões, formado na Faculdade de Engenharia (FEUP), que “decidiu lançar uma pequena empresa, a ‘GetSkilled‘, cujo objetivo é treinar e dar formações a pessoas e empresas”. Entre estes estarão outros intervenientes prontos para demonstrar que “é possível ver o futuro com outros olhos, que esta pode ser a altura da reviravolta, de uma nova etapa na vida de todos”.

As conferências, que se realizam no salão nobre da FEP, têm entrada gratuita, mas estão sujeitas a inscrição prévia.