Com o objetivo de celebrar o Ano da Arquitetura Portuguesa, o UPTEC e outras entidades, como, por exemplo, a Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura do Porto (AEFAUP), estão a apoiar um concurso lançado pela “Building Pictures“, empresa dedicada à criação de vídeos que ajudam a promover a arquitetura.

Qual é o teu Espaço Favorito?” é o nome da competição que, em jeito de pergunta, desafia os participantes a filmarem um vídeo com um máximo de dez minutos do local em questão. Assim, até 15 de janeiro de 2014, todos os “arquitectos, estudantes de arquitectura, paisagistas, antropólogos, artistas, designers, realizadores, produtores, criativos,…” estão convidados “a documentarem a arquitectura portuguesa, a filmarem e partilharem a sua percepção e vivência nos espaços cobertos de memórias, os espaços inspiradores, os espaços do seu dia-a-dia,… Os seus espaços favoritos!”, pode ler-se, em comunicado.

Os vídeos que o júri considerar mais interessantes vão ser integrados num documentário experimental a ser publicado no ArchDaily, o site de arquitetura mais visitado da Internet, enquanto que o vencedor do concurso vai ter também direito a dois bilhetes para a Bienal de Arquitetura de Veneza, edição 2014, que se realizará de 7 de junho a 23 de novembro do mesmo ano.

Para responder ao desafio da “Building Pictures” é necessário preencher este formulário e, claro, enviar o vídeo para o seguinte e-mail: [email protected]. O regulamento da competição e as definições técnicas de vídeo pretendidas podem ser consultadas aqui.